OE 2021 – A nova tributação das mais-valias na afetação de bens imóveis à atividade
A lei ainda vigor prevê o apuramento de duas mais-valias, uma pela afetação (1.º momento) e outra pela desafetação (2.º momento) do imóvel à atividade profissional, incluindo-se neste cenário o alojamento local, nos seguintes termos:
1 – Mais-valia pela afetação à atividade
A tributação desta mais-valia fica suspensa desde a data da afetação até à efetiva desafetação ou venda do imóvel a terceiros, sendo por isso posteriormente apurada. Neste cenário, o valor de venda será o valor de mercado à data da desafetação ou valor de venda do imóvel.
2 – Mais-valia pela desafetação (restituição ao património particular)
Esta mais-valia é tributada no âmbito da Categoria B no montante 95% sobre o valor que o imóvel valorizou entre a afetação e desafetação, sendo relevante o valor de mercado em cada um desses momentos.
De acordo com a proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2021, prevê-se que não seja tributada qualquer mais-valia pela afetação e desafetação de imóvel propriamente ditas.
Contudo, há que ter em atenção que no caso de venda do imóvel a terceiros haverá lugar a tributação, nos seguintes termos:
1 – Venda a terceiros antes de perfazer 3 anos após a desafetação (restituição ao património particular)
Tributação em sede de Categoria B, que no caso do Regime Simplificado significa: acrescer, em frações iguais, ao rendimento do ano em que ocorra a transferência e de cada um dos três anos seguintes, o montante correspondente à aplicação da taxa de 1,5 % sobre o valor patrimonial tributário do imóvel (VPT) à data da restituição, por cada ano completo, ou fração, em que o imóvel esteve afeto à atividade.
2 – Venda a terceiros após perfazer 3 anos da desafetação (restituição ao património particular)
Tributação em sede de Categoria G, de acordo com as regras gerais.
Ana Pinto Moraes
Coordenadora da equipa de Direito Fiscal
Read recent articles
VALORES ISENTOS DE IRS E SS – DESPESAS EM REGIME DE TELETRABALHO
“Programa Qualifica Indústria”
Inteligência Artificial na Advocacia
Medida Especial de Aceleração do Desenvolvimento das Carreiras dos Trabalhadores com Vínculo de Emprego Público