
BREXIT – O que mudou a 1 de janeiro de 2021 a nível laboral?

No dia 31 de janeiro de 2020, o Reino Unido deixou de ser um Estado-membro da União Europeia (UE). Posteriormente, no dia 1 de fevereiro de 2020, entrou em vigor o Acordo de Saída que estabelece os termos da saída ordenada do Reino Unido da UE, dando início a um período transitório, que terminou no dia 31 de dezembro de 2020. Durante esse período transitório, o direito da União Europeia continuou a aplicar-se, com algumas adaptações, ao Reino Unido e às relações entre o Reino Unido e os Estados-membros da UE.
O mencionado Acordo de Saída visa salvaguardar os direitos de livre circulação decorrentes do direito da UE exercidos por cidadãos da UE que residem ou trabalham no Reino Unido e por nacionais do Reino Unido que residem ou trabalham nalgum dos Estados-membros da UE, no final do período de transição, a 31 de dezembro de 2020.
Paralelamente, decorreram as negociações entre a UE e o Reino Unido com vista a alcançar um futuro Acordo de Comércio e Cooperação entre ambos, a tempo de entrar em vigor após o período transitório.
Assim, em 30 de dezembro de 2020 foi assinado o Acordo de Comércio e Cooperação sobre a relação futura entre a UE e o Reino Unido, tendo sido decidida a sua aplicação provisória a partir de 1 de janeiro de 2021, enquanto se aguarda a aprovação do Parlamento Europeu e a celebração mediante decisão do Conselho.)
Este Acordo de Comércio e Cooperação inclui regras de coordenação dos sistemas de Segurança Social e abrange os cidadãos que não estão cobertos pelo Acordo de Saída.
No dia 1 de janeiro de 2021 a realidade alterou-se com o fim do período transitório e, pese embora o acordo alcançado sobre a relação futura entre a UE e o Reino Unido, ocorreram alterações importantes com impacto, designadamente, ao nível das regras de coordenação dos sistemas de segurança social.
Read recent articles
Regime excecional de revisão de preços nos Contratos Públicos
Listagem de Atividades – Diferimento do pagamento das contribuições à Segurança Social
Diferimento do pagamento das contribuições à Segurança Social
Prática de ato após o termo do prazo – Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça n.º 3/2022