
Mecanismos de Apoio a Trabalhadores e à Atividade Económica

Foi publicado o Decreto-Lei n.º 6-E/2021, de 15 de janeiro, que veio, nomeadamente, criar medidas extraordinárias de apoio a trabalhadores e à atividade económica, no contexto do estado de emergência, nomeadamente através da adaptação de mecanismos de apoio aos trabalhadores e às empresas em função dos efeitos económicos e sociais emergentes do agravamento da situação.
É de destacar o seguinte:
■ É flexibilizada a articulação entre o apoio extraordinário à retoma progressiva da atividade, criado pelo Decreto-Lei n.º 46-A/2020, de 30 de julho, e o apoio extraordinário à manutenção de contrato de trabalho (vulgo lay off simplificado), criado pelo Decreto-Lei n.º 10-G/2020, de 26 de março (para saber mais pode consultar aqui).
■ Os efeitos do apoio excecional à redução da atividade, criado pelo Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março são estendidos.
■ As empresas que estejam atualmente a beneficiar do apoio extraordinário à retoma progressiva, e cujas atividades sejam suspensas devido ao encerramento de instalações e estabelecimentos por determinação legislativa ou administrativa de fonte governamental, podem antecipadamente cessar o apoio em curso e subsequentemente optar pelo lay off simplificado (antes de aceder lay off simplificado é necessário fazer cessar o apoio à retoma progressiva em curso).
■ O apoio excecional à redução da atividade, com vista ao apoio dos trabalhadores independentes, empresários em nome individual, gerentes e membros de órgãos estatutários com funções de direção, é recuperado, na medida de apoios financeiros e diferimento das obrigações contributivas.
Ana Rita Nascimento | Francisca Machado | Catarina Bártolo de Melo
Read recent articles
“Programa Qualifica Indústria”
Inteligência Artificial na Advocacia
Medida Especial de Aceleração do Desenvolvimento das Carreiras dos Trabalhadores com Vínculo de Emprego Público
“Cartão Azul da UE” Para Efeitos de Exercício de Atividade Altamente Qualificada