Lorem ipsum dolor amet, consect adipiscing elit, diam nonummy.

Follow Us
j

Search

obrigatoriedade de teletrabalho; Antecipação do período de contenção. Conheça as medidas a nível laboral

Plano de Poupança de Energia promove teletrabalho

obrigatoriedade de teletrabalho; Antecipação do período de contenção. Conheça as medidas a nível laboral
                                                                                                           Foto: EPA

Foi hoje publicada, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 82/2022, que vem proceder à definição de medidas preventivas que permitam fazer face à atual situação e a eventuais disrupções futuras, tendo sempre em vista a garantia da segurança do abastecimento de energia.
Com efeito, o Conselho de Ministros veio aprovar o Plano de Poupança de Energia 2022-2023.

Da análise da situação atual dos planos de poupança de energia dos países europeus, foi realizada uma auscultação a 24 agências da Rede Europeia de Energia (European Energy Network), verificando-se que no Top de medidas sugeridas por mais de dois países da Rede Europeia de Energia encontra-se a adoção do teletrabalho, medida mais sugerida na mobilidade e como prioritária pelos seguintes países: França, Áustria, Espanha e Lituânia.
Comparativamente aos seus pares, em termos socioeconómicos e geográficos, Portugal encontra-se genericamente alinhado com as medidas propostas para redução do consumo energético, nomeadamente relativas ao teletrabalho.

O Plano de Poupança de Energia 2022-2023 contém um conjunto de medidas que se complementam e contribuem para a redução do consumo energético.
As medidas de redução do consumo energético incidem nas áreas da energia, eficiência hídrica e mobilidade, abrangendo os setores da Administração Pública, central e local, e o setor privado (indústria, comércio, serviços e residencial).

O Plano de Poupança de Energia 2022-2023 contém medidas recomendadas e obrigatórias, sendo as últimas referentes à Administração Pública central.

Sendo que, quer no setor da Administração Pública, central e local, quer no setor privado, uma das medidas indicadas é a promoção, na medida do possível, de práticas de gestão dos recursos humanos que permitam a redução dos consumos energéticos (por exemplo, avaliando as poupanças energéticas do recurso ao teletrabalho).

Temos assim de ter em consideração que a adoção do teletrabalho, permitindo redução dos consumos energéticos, é uma medida crucial no sentido da poupança de energia que se impõe a nível mundial.

Ana Rita Nascimento