A utilização das plataformas eletrónicas de suporte ao ensino à distância
A pandemia da Covid-19 originou um incremento massivo da utilização das plataformas eletrónicas de suporte ao ensino à distância apoiadas em tecnologia de informação e comunicação (e-learning), como o Moodle e o Edmodo; “cursos online abertos e massivos”, como o Coursera e o Udemy; áreas de trabalho contributivas para partilha de conteúdos, como o Padlet e o Google Drive; sistemas de videoconferência e partilha de ficheiros, como o Zoom e o Microsoft Teams; e sistemas de messaging e partilha de ficheiros, como o WhatsApp (conjuntamente “plataformas”).
No entanto, notícias recentes, como as associadas ao Zoom, que relatam a intrusão de terceiros na plataforma, a gravação e divulgação no Youtube das sessões decorridas, a utilização indevida de dados pessoais e, ainda, a sua venda na dark web, têm suscitado a preocupação de várias entidades em relação à utilização de plataformas eletrónicas de suporte ao ensino à distância.
A Direção-Geral de Educação (DGE), em parceria com o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) e a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), divulgou algumas recomendações no uso de plataformas que permitem a comunicação vídeo e áudio.
A utilização das plataformas eletrónicas de suporte ao ensino à distância by Rita Gabriel Passos / Margarida Amador
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