
Prorrogação dos prazos para comunicação dos planos para a igualdade

O Despacho Normativo n.º 18/2019, de 21 de junho, com o objetivo de promoção da participação das mulheres em lugares de decisão na atividade política e económica, determinou os procedimentos para a realização das comunicações a que estão obrigadas as entidades do setor público empresarial e as empresas cotadas em bolsa, nomeadamente:
– os planos para a igualdade relativos a cada ano devem ser comunicados anualmente até 15 de setembro do ano anterior a que dizem respeito.
– as recomendações sobre os planos para a igualdade aprovadas pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) devem ser publicadas até 20 de dezembro de cada ano.
No entanto, a declaração da situação de pandemia causada pela doença COVID-19 teve um forte impacto sobre a atividade económica, pelo que urgia tomar medidas excecionais e temporárias que mitigassem esses impactos e evitassem situações de incumprimento daí decorrentes. Pelo que, foi publicado o Despacho Normativo n.º 10-A/2020, de 15 de setembro, que veio prorrogar os prazos supra referidos.
Assim:
–> Os planos para a igualdade relativos a 2021 devem ser comunicados até ao dia 25 de novembro de 2020.
–> As recomendações sobre os planos para a igualdade devem ser publicadas até ao dia 20 de fevereiro de 2021.
Produção de Efeitos
O presente Despacho produz efeitos a 10 de setembro de 2020.
Read recent articles
“Programa Qualifica Indústria”
Inteligência Artificial na Advocacia
Medida Especial de Aceleração do Desenvolvimento das Carreiras dos Trabalhadores com Vínculo de Emprego Público
“Cartão Azul da UE” Para Efeitos de Exercício de Atividade Altamente Qualificada